Empresa do grupo: Grupo Meddi

Dúvidas

Nenhuma mensagem encontrada!
A máquina de Ressonância é aberta?

Quanto à abertura do gantry (tubo onde é realizado o exame) existem dois tipos de aparelhos de Ressonância Magnética: Aberta e Fechada.

A máquina aberta proporciona maior conforto para pacientes que possuem claustrofobia, porém, pela sua arquitetura, tem capacidade limitada de realização de exames e qualidade de imagem. As máquinas fechadas possuem maior velocidade e resolução de imagens, contudo, podem causar incômodo em pacientes que tenham aversão a lugares fechados.

A Ressonância Magnética emite radiação?

Não. A Ressonância Magnética utiliza alto campo magnético para obtenção das imagens, método diferente dos exames de Raio-X e Tomografia, estes sim realizados utilizando radiação ionizante.

É seguro usar contraste?

Sim, é seguro. Como toda medicação, pode apresentar reações adversas, porém, a incidência destes eventos é baixíssima e, quando ocorrem, normalmente são reações alérgicas consideradas leves ou de baixa gravidade.

Estou em uso de aparelho ortodôntico. Posso realizar exames de Ressonância Magnética?

Alguns aparelhos podem provocar artefatos que impedem a realização do exame. Apenas verificando in loco podemos nos certificar sobre a possibilidade de realização sem comprometimento das imagens.

Estou grávida. Posso realizar exames de Ressonância Magnética?

Não é recomendado realizar a Ressonância com menos de 90 dias de gravidez. Em caso de dúvida, consulte seu Ginecologista / Obstetra.

O exame de Ressonância Magnética demora muito?

A duração de cada exame varia de acordo com a região do corpo a ser estudada, a suspeita diagnóstica e a colaboração do paciente durante a realização, pois, cada movimento no momento da execução das sequências pode atrapalhar a aquisição das imagens, provocando a repetição de toda a sequência.

Por que vocês querem usar contraste se meu médico não solicitou?

O contraste é um medicamento utilizado única e exclusivamente para realçar imagens durante a realização do exame. Com ele é possível a melhor definição de lesões inflamatórias, tumorais, císticas etc. Sua utilização é prescrita pelo Radiologista, em conformidade com os protocolos definidos pela Multimagem, atendendo ao que é preconizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e principais institutos que tratam do assunto no mundo.

Posso dirigir depois do exame de Ressonância?

Sim. Desde que ao final da realização do exame o paciente sinta-se bem, não há qualquer restrição ou limitação.

Posso lavar o cabelo no dia da realização do exame?

Pode, porém, recomendamos que no horário do exame o cabelo esteja seco.

Preciso ir acompanhado?

É prudente que o paciente sempre venha acompanhado para realizar qualquer exame, porém, para os que necessitam de sedação (Biópsias de Próstata, Ressonância Magnética de Próstata com bobina) é indispensável a presença de um acompanhante que tenha plena condição de conduzir o paciente até sua residência.

Soube que é comum ocorrer atrasos nos exames de Ressonância Magnética. É verdade? Por que acontece?

É possível que ocorram atrasos na realização dos exames, principalmente nos de Ressonância Magnética.

Estes exames são realizados através de técnicas de aquisição de imagens, divididas em sequências específicas para cada região a ser estudada. Há diversos fatores que influenciam em sua realização, prolongando sua duração e, consequentemente, causando atraso no exame seguinte.

Os principais fatores são:

- Necessidade de inclusão de sequências extras, para identificação de alguma lesão / patologia e estudo mais aprofundado;

- Necessidade de repetição de sequências, em virtude do paciente não conseguir permanecer imóvel durante sua execução, comprometendo a qualidade das imagens daquela sequência. Estatisticamente, este é o principal fator gerador de prolongamento de exames, pois, havendo algum movimento que prejudique uma sequência, toda ela precisa ser repetida. É por isto que a cada nova sequência nossa equipe de Operadores e Técnicos orienta nossos pacientes a permanecerem imóveis e controlarem sua respiração e deglutição de acordo com a especificidade daquele momento do exame.

Vou sentir sono/dormir quando usar o contraste?

Não. Não há nenhuma correlação entre utilização de contraste e aumento de sonolência.

Magnetom Aera
Magnetom Aera
Magnetom Aera
Marcar seu exame ficou rápido e fácil
Escolha o melhor dia e horário para seu exame, nossa equipe vai verificar a disponibilidade e entrar em contato para confirmar!
2016 - 2017. Multimagem. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital